sábado, 2 de fevereiro de 2019

ROTA DE CARRO EM PORTUGAL - 4º DIA: LISBOA – ALZEJUR – ARRIFANA - PRAIA DA BORDEIRA - CABO DE SÃO VICENTE - SAGRES - LAGOS

Dia 01 de maio (8º dia da viagem)

4º dia da rota de carro em Portugal: LISBOA – ALZEJUR – ARRIFANA - PRAIA DA BORDEIRA - CABO DE SÃO VICENTE - SAGRES - LAGOS.

A rota do dia iniciou-se saindo de Lisboa, tendo como primeiro destino ALJEZUR, com objetivo de atravessar a maior ponte da Europa e nona maior ponte do mundo: Ponte Vasco da Gama. Essa ponte tem 17,3 km de extensão, dos quais, 12 km estão sobre as águas do rio Tejo. Foi inaugurada em 1998 e liga Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém.
Lógico! Fazia parte primeiro errar o caminho e atravessar a Ponte 25 de abril por conta do GPS que nos levou ao acesso errado. Depois retornamos e seguimos o mapa do Google e conseguimos atravessar a maior ponte da Europa. Eu fui dirigindo. Uma delícia!
Para quem tem medo de dirigir sobre pontes, aí está um bom jeito de perder o medo. É tão grande que dá para esquecer que se está sobre uma ponte num rio tão grande como o Tejo. Tenho de repetir essa sensação na próxima viagem a Portugal.
Sobre a ponte 25 de Abril - Almada ao fundo da foto
Agora seguindo placas e google maps conseguimos atravessar a Ponte Vasco da Gama.
Ponte Vasco da Gama
Como o primeiro destino (Aljezur) estava 245 km distante de Lisboa, e precisávamos ganhar tempo, rodamos uma parte pela A2 (Em Autoestrada não se aprecia quase nada). Depois seguimos por Estradas Nacionais, como a N263, depois N120, apreciando a paisagens e tudo pelo caminho.

Em Estradas Nacionais, pode encontrar ciclistas... ande devagar!
Indo por Estradas Nacionais, encontra-se de tudo...
Evitar Autoestradas (e pedágios) implica passar por cidades e ruas estreitíssimas!

Estávamos indo de Lisboa com destino final Lagos, passando por ODEMIRA e resolvemos observar a placa para saber por onde seguir... E agora? Ambas as cidades indicadas para a mesma direção... Seguir o GPS e logo mais "RECALCULANDO"...
Placa em Odemira
Por falar em placas, Portugal tem muitas placas indicativas!
Ir por estradas secundárias tem-se lindas surpresas como essa ponte encantadora.

Creio que foi viagem mais sinalizada com placas que já vi
Bom, depois de apreciar belas paisagens, lugares lindos, chegamos ao primeiro destino do dia: Castelo de Aljezur.
Optar por ir nos castelos e/ou ruínas sempre é boa opção para se ter vistas lindas das cidades porque, geralmente, os castelos foram construídos em pontos estratégicos e mais elevados.

O Castelo de Aljezur foi construído no século X pelos árabes e os mouros o tomaram 300 anos depois. Este foi o último castelo conquistado pelos mouros no Algarve. A conservação é péssima porque o terremoto de 1755 destruiu grande parte. Somente as cercas de muralhas e duas torres (uma cilíndrica) ainda permanecem no local. A vista a partir das ruínas desse castelo é linda, podendo-se ver, além do Cerro de Mós e a Várzea, se céu limpo, as serras de Espinhaço de Cão e de Monchique.
Bom, vamos às fotos!

Estradela para chegar ao castelo. Dirigir com cuidado. Difícil passar dois carros.
Mas há espelho para verificar em algumas estradelas.

Muito bem sinalizado e com luminárias junto!

Tão bem sinalizado que indica 167m até igreja e 165m até o castelo. Nenhum metro mais, nenhum menos!

O que sobrou do castelo! Observação para a torre cilíndrica.

Alzejur vista a partir do castelo

Placa com informações sobre o castelo
Gostou dos lugares, Gê?
Alzejur a partir da porta do castelo
Detalhe das ruínas do castelo
Tem grama onde provavelmente era algum cômodo do castelo e era íngreme
Placas e mais placas... hora de ir para Arrifana

A Praia da Arrinfana fica numa enseada belíssima em forma de concha, abrigada das ondas e do vento. Pertence ao Município de Alzejur. As falésias são muito belas e a partir das ruínas do Castelo de Arrifana tem-se vistas incríveis, que valem uma parada para apreciar essa beleza ímpar.

As fotos explicam essa beleza toda:

Praia de Arrifana

Praia e falésias de Arrifana
Arrifana

Lugar que muito me encantou pela beleza natural

O arteiro...
... e a sua arte!

Arrifana

Sempre uma luminária para "iluminar" minhas lentes!

Geraldo Ismael Bays em Arrifana

Sem comentários!

Arrifana

Então, Gê, foi apenas com "control C control V" que chegamos aos mais belos lugares de Portugal, né?

Sem palavras!
Depois da parada na Praia de Arrifana, onde, inclusive, comemos um prato delicioso no Restaurante "O Paulo", bem no alto das falésias, continuamos nossa rota do dia para o próximo destino: Praia da Bordeira.
A praia da Bordeira é a mais extensa do Concelho de Aljezur, na Costa Vicentina, com extensão de 3 km, situando-se ao norte da Carrapateira, junto a Foz da Bordeira.
As arribas bem altas ao norte (formações de xisto) e ao sul (formações rochosas do Jurássico), os arenitos e o sistema de dunas oferecem uma paisagem única e encantadora, de colorir os olhos de quem a aprecia. Os praticantes de esportes náuticos (kitesurf) procuram essa praia pelos ventos constantes e intensos e também pela formação das ondas.
A fama das arribas da Bordeira se dá pelos pesqueiros praticamente inacessíveis, os quais dão refúgio a aves marinhas.
Para mim, esta praia foi a mais bela que vi na Costa Vicentina do Algarve.

Beleza que expresso aqui pelas fotos que fiz:

Mais que satisfeitos com a overdose de paisagens da Praia da Bordeira, seguimos para o próximo destino:  Cabo de São Vicente.

O Cabo de São Vicente e Sagres se ligam por falésias muito grandes (6 Km de extensão), as quais medem de 40 metros de altura. Esta rota é bastante acessível e prazerosa, por ser ao longo da costa, que é bastante atraente.
Cabo de São Vicente, situado na Freguesia de Sagres, é o ponto mais sudoeste da Europa. É uma grande falésia rodeada por um forte e possui um farol. Há quase sempre um vento muito forte, necessitando ter-se à mão um corta-vento e cachecol. É incrível o quanto se pode ver da profundidade e da extensão do Oceano Atlântico.

Às fotos!
A caminho do Cabo de São Vicente
Farol do Cabo de São Vicente
Eu fiquei encantada com o visual do alto
Geraldo também encantado com a paisagem

Olha só onde ficava quase pendurado sobre as rochas com alturas imensas acima do oceano
Se caísse... era uma vez...
Cabo de São Vicente
Farol do Cabo de São Vicente
Geraldo, como sempre, nos beirais das altas rochas e falésias do Cabo de São Vicente

Enquanto isso, eu fotografava algumas aves... aqui a gaivota-de-asa-escura

Como não se deslumbrar com tanta beleza no Cabo de São Vicente, não é, Geraldo?
As águas batem forte na encosta das falésias do Cabo de São Vicente
Sem palavras!
Cabo de São Vicente

Com as imagens lindas na mente e algumas gravadas nas câmeras, seguimos para o destino final do dia, Lagos, mas passando antes pela Fortaleza de Sagres.

A Fortaleza de Sagres é classificada como Monumento Nacional, porém a fortaleza original, construída no século XV (Infante D. Henrique), foi destruída no século XVI durante as invasões militares de Sir Francis Drake e depois reconstruída durante os séculos XVI a XVIII.
A fortaleza foi danificada por consequência de Tsunami que sucedeu ao terremoto de 1755 porque uma grande onda chegou à altura do penhasco, cujo estado de ruína pelo tempo alongou-se até o reinado de Dona Maria I (1777 a 1816), a qual determinou a reconstrução da Fortaleza. Depois, nos séculos seguintes, a Fortaleza tornou-se importante para a coordenação na linha de defesa no oeste do litoral do Algarve, em virtude dos constantes conflitos.
Conseguimos chegar até a entrada do Forte, mas encontramos uma porta fechada e tudo muito vazio por lá. Decidimos fazer algumas fotos apenas e seguir a viagem.

Fortaleza de Sagres
Porta fechada... frustração do dia!
Paisagem ao lado da Fortaleza de Sagres
Ao lado da Fortaleza de Sagres
Um pouco frustrados por não poder apreciar melhor a Fortaleza de Sagres, decidimos ver a Rosa dos Ventos:  É um círculo com 43 metros de diâmetro e 32 raios feitos com pedras, cuja descoberta foi 1921 e a construção foi atribuída ao Infante D. Henrique. Há que acredite que tenha sido um relógio solar. Há ainda várias teorias em debate quanto ao que esse círculo, de fato, simboliza, tenha carga mística ou para o que tenha sido útil.

Sem saber que esse círculo ficava bem pertinho e a caminhos da Fortaleza de Sagres, colocamos no GPS "Rosa dos Ventos" e tivemos a segunda frustração do dia.
O GPS nos levou a esse lugar: um restaurante. Então, quem quer conhecer o círculo, cuidado com o GPS e mapa do Google que te leva a outro lugar.

Fiz um mapinha mostrando onde fica a dita Rosa dos Ventos. Dá para ter como referência também a Igreja Nossa Senhora da Graça em Sagres.

Local da Rosa dos Ventos
Depois de não encontrar a Rosa dos Ventos que gostaríamos de conhecer, seguimos para Lagos, onde pernoitamos. Conseguimos ainda chegar com luz do dia e visitar o alto da Ponta da Piedade.
Provavelmente a Ponta da Piedade é um dos cenários naturais mais belos do litoral do Algarve. As falésias corroídas da costa fazem desenhos naturais incríveis esculpidos nos pilares rochosos, grutas e túneis.

A formação irregular elevada das falésias de arenito contrastam com as águas verdes e turquesas, tornando a região uma paisagem, cujas lentes das câmeras conseguem captar verdadeiro postais. É encantador por cada ângulo que se olha.

Ponta da Piedade/Lagos

Ponta da Piedade - acesso por terra

Ponta da Piedade - Acesso por terra

Lindo, não é, Geraldo Ismael Bays?

O criador...

... e a sua obra!
Farol da Ponta da Piedade - erguido em 1912/1913
O entardecer do alto da Ponta da Piedade foi lindo

A criadora...

...e a sua obra!

Juro! Eu vi uma bailarina no desenho desta planta!
Depois de muitas tentativas, consegui captar o primeiro voo do Geraldo!
Depois de um lindo entardecer na Ponta de Piedade, terminamos o dia, cumprindo todo o roteiro proposto. Foi um dia repleto de muitas paisagens lindas e sempre com a luz do sol a nosso favor, proporcionando fotografias que irão memorizar para sempre esses lugares encantadores do ALGARVE.

O 5º dia da rota de carro por Portugal e 9º dia de viagem também foi pelo ALGARVE, começando pelo passeio de barco em Lagos. Lindíssimo! Esse dia será motivo do próximo post.