domingo, 2 de junho de 2013

ROTA DE CARRO EM PORTUGAL - 1º DIA: SINTRA - CABO DA ROCA - CASCAIS - ESTORIL


Dia 28 de abril (5º dia da viagem) – A partir desse dia, rotas todas feitas com carro alugado.
1º dia da rota de carro  em Portugal: LISBOA – SINTRA – CABO DA ROCA - CASCAIS – ESTORILLISBOA.

            Uma boa dica que segui foi alugar o carro já aqui do Brasil. Já é a segunda vez que contrato a Auto Europe (AUTO EUROPE). Com certeza, a reserva antecipada gera um custo bem inferior. Aluguei um carro automático com ar condicionado, quatro portas. Seria um Megane ou similar. O valor ficou em 531,24 Euros para 17 diárias. Mais ou menos R$ 86,00 por dia. Em Portugal, quando se aluga um carro por mais de cinco dias, deve-se entregá-lo o mais vazio possível de combustível, porque ao final será cobrado o valor de um tanque cheio, o que custou 101,00 Euros, o que corresponde a 1,68 Euros por litro. O máximo que pagamos foi 1,42 Euros por litro e ainda restaram uns 10 litros no tanque. Se por um lado custou barato o aluguel, por outro, cobram bem pelo combustível.

            Sugere-se que, ao pegar o carro, todos os sinais luminosos do painel sejam analisados e, em caso de dúvida, perguntar ao atendente. Falo isso porque o carro era todo cheio de tecnologia a acendia um monte de luzinhas e fazia uns sons que eu desconhecia. Não percebi que o painel apontava “mudar óleo”. Percebi isso quando já estava a caminho de Sintra. Fiquei preocupada com isso, pois teria pelo menos 3 mil km pela frente em 17 dias. Cheguei a telefonar para a locadora, mas ninguém atendeu. Era domingo. Resolvi deixar isso para a volta a Lisboa, à noitinha.

             Bom, o primeiro dia de viagem com carro estranho em estradas estranhas, não foi assim tão moleza, não! Ainda assim, continuo achando que vale muito o conforto de ir, vir e parar onde bem se entende. Não suportaria ir de ônibus ou trem e ter de andar muito mais a pé, carregando mochila com equipamentos fotográficos e outras coisitas mais que são necessárias para o dia.

            A intenção do dia era primeiro ir a Estoril e Cascais e, então, para Sintra. Todavia, depois de errar o caminho umas três vezes (tadinho do GPS!), ao passar por um túnel, o GPS perdeu o satélite e o “manter a direita” não era assim tão à direita e dentro do túnel peguei a pista errada e, óbvio, a rota foi recalculada para não sei quantos quilômetros mais. Assim, o melhor foi ir para Sintra primeiro, já que a estas alturas, estava mais fácil continuar na rodovia passando por Queluz em direção a Sintra. Aliás, foi bem melhor assim! Sintra tem muita coisa linda para se ver e vale muito mais tempo lá do que em Cascais e Estoril. Viva o GPS! Fez a rota melhor do que eu!

Não foi anda fácil esta primeira saída com o carro em Lisboa. Tem muitas pistas e o GPS confunde o motorista...

Primeira saída com o carro alugado em Lisboa. Destino: Cascais, mas...
Depois de rodar um bocado, o melhor mesmo foi seguir as placas para Sintra.

Agora runo a Sintra.... foi melhor!
              Como era domingo, o movimento de carros na entrada da cidade estava bem grande e o trânsito praticamente parado. Com o carro, enfim, estacionado, rumo primeiro ao Palácio de Sintra, no Largo Rainha Dona Amélia.
Ruas estreitas em Sintra, com trânsito.
Sintra
Palácio de Sintra
Vista do Castelo dos Mouros a partir do Palácio de Sintra
Fonte no Palácio de Sintra
Sintra
Sintra
            Depois da rápida visita ao Palácio de Sintra, foi uma ótima opção ir ao Museu do Brinquedo (Rua Visconde Monserrate, 26, pertinho do Palácio). Muito interessante e dá para se divertir bastante vendo como as crianças brincavam bem mais antigamente do que a minha idade...rs...

            Mais sobre este museu em: MUSEU DO BRINQUEDO
Fiz muitas fotos de muitos brinquedos, mas selecionei apenas estes para postar.

Lindas estas Barbies
Não sei qual era mais linda!
Brinquedos e bonecas antigas
Guerrilhas antigas
A Guerra foi brinquedo para as crianças da época... lamentável!

Isso parece um playmobil com escudo
        
            Prosseguindo o roteiro, a intenção era ir ao Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, mas creiam, foi bem complicado ir de carro. Uma estradela super estreita e ainda veio um ônibus na contramão. Depois de encostar o carro a menos de 5 cm do muro, o ônibus não conseguiu passar. O jeito foi tirar o carro e enfiá-lo num bequinho do outro lado da estrada e aí, com pouquíssimo espaço o ônibus passou por mim, quase arranhando. Os carros detrás optaram por voltar para trás até conseguirem um espaço para o ônibus passar. Os motoristas portugueses disseram “muitas e boas” para o motorista do ônibus. Afinal, se o ônibus voltasse, precisava voltar apenas 80 metros de ré e todos passariam por ele. Quem disse que ele fez isso?! De jeito nenhum e ainda achava que estava certo.

            Logo depois deste bequinho à esquerda (foto abaixo) o ônibus “entalou” entre o carro que eu dirigia e muro, no qual praticamente encostei (não arranhei, não!), mas o espaço não foi suficiente. Pedi para ele voltar só um pouquinho e consegui encostar o meu carro nesse bequinho. Aí deu certo, com muito aperto e sufoco! Ufa!  

Estrada de acesso ao Palácio da Pena

             Com todo o sufoco que passei (acho que agora posso dizer que sou uma boa motorista!), entrei no estacionamento do Palácio de Seteais, fazendo uma rápida visita e, não tive dúvida, deixei o carro ali mesmo e rumo a pé até a Quinta da Regaleira, desistindo de subir até o Palácio da Pena. Aliás, segundo o que falaram, se o tempo estiver curto, prefira a Quinta da Regaleira e deixe o Palácio da Pena e Castelo dos Mouros apenas com a vista que se tem deles a partir dessa Quinta. A dica foi ótima, porque foi tudo muito lindo na Regaleira e vale passar pelo menos duas horas lá!
Aí está o carro estacionado no Palácio de Seteais

Palácio de Seteais

Detalhe do Palácio de Seteais

Uma luminária com flores no estacionamento do Seteais
           Uma caminhada em descida íngreme de uns 500 metros (para voltar, subida!) e chega-se à Quinta da Regaleira. O custo da entrada é de 6 euros.
            Anexo à Quinta da Regaleira tem um local para refeição. Muito bom, mas cuidado com a mostarda de dijon... Nunca coloquei nada mais ardido na boca. Cuspi fora e preferi minhas barrinhas de cereiais. Aca! Nunca mais esta mostarda!!!
           
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

A criadora...

... e a sua obra!
A Capela da Quinta da Regaleira

Dentro da Capela
 
Dentro da Capela

Faltaram-me as asas para voar... adoro alturas

Torre da Quinta - a vista sensacional!

Vista a partir da Torre da Quinta da Regaleira - no alto o Palácio da Pena

Vista do Plácio da Pena e Castelo dos Mouros a partir da Torre da Regaleira

Vista do Castelo dos Mouros  a partir da Torre na Regaleira

Uma parte do Castelo dos Mouros - vista a partir da Tore na Regaleira

Vista se Sintra a partir da Torre da Quinta da Regaleira

Parte da Cisterna da Quinta da Regaleira

Por aqui entra-se para passar pelas grutas

Grutas da Quinta da Regaleira

Pelas grutas chega ao Insiático - torre invertida de 27 metros de profundidade - magnífico!

Às vezes subir e descer escadarias apertadas apavorava... rs...

          
Lago na Quinta da Regaleira

            
               Depois da visita maravilhosa à Quinta da Regaleira, não tinha mais jeito. Pegar o carro e seguir por aquela estradinha estreita, pedindo a Deus que nenhum ônibus ousasse estar de novo no caminho...rs... Não teve! Agora o destino era o Cabo da Roca. Imperdível!!!!

Ai... que não venha um ônibus na via contrária!!!
Quase chegando no Cabo da Roca - Amo girassóis!
         O Cabo da Roca fica na Freguesia de Colares e é o ponto mais ocidental da Europa continental. Para saber mais, acesse: CABO DA ROCA.

Havia um vento muito forte e muito frio, que chegava a desequilibrar a gente. Contudo, a luz do sol mais uma vez proporcionou uma vista incrível.

O Cabo da Roca eu considero um dos mais belos que já vi. Com certeza está entre os meus 10 mais belos lugares de Portugal.



Farol do Cabo da Roca
Farol do Cabo da Roca
Farol do Cabo da Roca
Cabo da Roca


Cabo da Roca
Detalhe do monumento

Cabo da Roca
Cabo da Roca - vento demais e desequilibra

Cabo da Roca
Cabo da Roca




Segura a boina! Senão... era uma vez uma boina... Muito vento.
Cabo da Roca
O Cabo da Roca merece muito ser visitado!!!!



            Já entardecendo e há mais dois destinos esperando a visita: Cascais e Estoril.

           Para este roteiro todo é preciso sair mais cedo de Lisboa pelo menos uma hora e meia antes, pois com o tempo de espera no trânsito erro de rota, ficou bem apertado. Todavia, era dia de pegar o carro na locadora, o que retardou a saída.

            Bom, rumo a Cascais, para visitar a Boca do Inferno e o Forte do Guincho.

Boca do Inferno - Cascais
Boca do Inferno - Cascais
Boca do Inferno - Cascais
Boca do Inferno - Cascais

             Para finalizar, queria um por do sol no Forte do Guincho, mas aí o GPS parou de funcionar... E Estoril ficou só na memória e apenas esta foto no caminho:

A caminho de Estoril para voltar para Lisboa
 

            Como o GPS que levei deu pane em Estoril (o GPS do celular salvou a pátria!), o jeito foi mesmo ir à locadora em Lisboa (na verdade era em Prior Velho) e avisar do problema do óleo do carro e alugar um GPS. Trocaram o carro na hora, o que foi ótimo porque o Megane fazia quase 20 km por litro de diesel e o Focus (o primeiro carro que peguei) fez em torno de 11 km por litro de Diesel. Enfim, com outro GPS e outro carro, rumo ao hotel descansar para o dia seguinte de viagem.

           Uma observação importante: nunca deixe o GPS ligado quando sair do carro. A bateria acaba todinha e precisa de um tempo para recarregar do zero. Foi isso o que aconteceu... Se tivesse deixado desligado, ao ligar receberia a mensagem de bateria fraca, antes de se esgotar, e não teríamos ficado na mão nem teria sido necessário alugar um. Deixei o meu GPS ligado no meu computador em casa por duas horas e voltou a funcionar como antes. O desespero e a impaciência não são nada produtivos. Sempre melhor relaxar e tentar encontrar a solução. Encontrou-se uma solução (o GPS do celular), mas se simplesmente tivesse deixado carregando no carro, até chegar em Lisboa, já estaria funcionando de novo. Vale a lição! Também bem produtivo ter a opção para GPS em celular para o caso de o do carro parar de funcionar.  O do celular dizem gasta muitos créditos da internet. Então melhor ter o tradicional e o celular como segunda opção.

         Ainda assim, não dá para desfazer o dia lindo que tivemos neste roteiro, que um dia quero voltar para ir ao Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, em Sintra e demais lugares de Cascais e Estoril. Fica pertinho de Lisboa e por certo farei isso na próxima viagem para Portugal, em maio de 2015. Aí posto aqui as maravilhas que ficaram para trás.
 



2 comentários:

  1. Belas imagens do Cabo da Roca. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carmen;

    Preciso de uma informação de uma estatística mesmo que grosseira de quanto devo gastar diariamente de combustível (em litros ou em Euros) para conhecer Lisboa de carro e as cidades ao redor, sendo que ficaremos eu e minha esposa por 7 dias em Lisboa, onde também temos ideia de ir num destes dias ao Porto e mais umas 2 cidades famosas a escolher também. Já consegui reservar um carro econômico a diesel por 7 dias e sei que o preço do diesel está na faixa de 1,12 Euros, sendo que estes carros econômicos geralmente fazem uns 20 Km/l na estrada.
    Preciso ter esta estimativa para ver quanto separarei de valor somente para combustível nestes 7 dias que ficaremos em Lisboa.
    Desde já agradeço qualquer informação sua que nos ajude nesta situação !!!

    Grato,

    Marcelo.

    ResponderExcluir